Por André Haddad, seu Workwear Coach

Sejam bem-vindos ao nosso blog! Esta sessão tem como objetivo complementar a missão da Haddad Uniformes em solucionar os desafios da sua equipe. Aqui, abordaremos temas como identidade visual, uniformização, EPIs, mundo corporativo, networking, entre outros assuntos que irão auxiliar nossos seguidores a se diferenciarem no mercado.

 

Esse percurso será muito gratificante, vamos construir pontes visando o aprendizado contínuo e a excelência.  

O conteúdo aqui postado será produzido a partir da nossa expertise de mais de 20 anos de mercado, não limitado apenas ao segmento de uniformização profissional – que é a atividade principal da Haddad Uniformes – mas também baseado no conhecimento adquirido a partir das relações empresariais e pessoais com fornecedores, clientes, colaboradores, grupos de network e demais fontes que contribuíram para a vasta gama de experiência acumulada por nossa empresa.

Estaremos sempre abertos para a interação com nossos seguidores, fiquem à vontade para contribuir com essa página, seja, sugerindo, complementando e até mesmo com críticas, pois somos regidos pela crença de que podemos sempre aprender mais com a colaboração externa.

Vamos juntos, construir novos relacionamentos e oportunidades.

 

 

Porque uniformizar

Existem empresas e profissionais liberais que hesitam em criar uma cultura direcionada à necessidade de se investir em uniformização. Alguns por falta de conhecimento, outros por economia infundada ou até mesmo por acomodação. Entretanto, estão na prática, desperdiçando as oportunidades competitivas que a uniformização executada por especialistas oferece aos seus negócios. 

Vamos elencar, a seguir, os fortes motivos pelos quais devemos instituir a cultura da uniformização nas empresas.

1. Ferramenta de marketing barata e eficiente

Comunicar é o maior desafio do empreendedor atualmente, é preciso ser visto para ser lembrado. Por melhor produto/serviço que ofereçamos, nosso cliente precisa saber da existência deles para desejar consumir.

Por outro lado, os consumidores estão sobrecarregados de informações, sejam pelas ligações de telemarketing inconvenientes, propagandas virtuais e físicas que não interessam e toda a sorte de poluição visual espalhada pelas ruas.

Esse fenômeno do excesso de informação causa perda de percepção nos indivíduos que só pode ser revertido trabalhando seu interesse seletivo.

Colaboradores devidamente uniformizados são um grande chamariz, despertam o interesse do público e criam oportunidades de negócios.

Quem nunca pediu um cartão a algum prestador de serviço que conheceu no elevador?

Uniformes levam a logomarca e cores da empresa no peito dos colaboradores, são diretos e claros, fáceis de identificar, são visíveis tanto no ambiente corporativo quanto fora dele, são baratos e divulgam sua marca funcionando como letreiros sem exigência de licença de postura para sua veiculação.

Não existe melhor custo/benefício em marketing do que uniformizar seus funcionários com planejamento. 

Invista primeiro no que é fundamental antes de comprar aquele anúncio de jornal que vai acabar forrando gaiola de passarinho.

2. Aumenta o comprometimento do colaborador

É inerente ao ser humano a necessidade de sentir-se especial, pertencer a algum grupo e fazer parte de algo maior, que lhe dê um propósito.

A utilização de uniformes profissionais proporciona o sentimento de pertencimento àqueles que compõem a equipe, resultando em maior comprometimento de cada membro.

É obrigação da empresa manter um clima organizacional positivo que gere satisfação nos colaboradores, contudo podemos observar que os funcionários uniformizados com critérios técnicos, são mais gratos à empresa e tendem a se orgulhar mais da função que exercem do que os que não são devidamente uniformizados.

3. É visto como organização e segurança pelos clientes

Diz o ditado que o cliente sempre tem razão, sendo assim temos que escutá-los. A ampla maioria dos consumidores prefere ser atendido por funcionários uniformizados, uma vez que sob a ótica deles são evidentes sinais de organização da empresa, além de se tratar de um ótimo indicador de segurança.

Uma organização que não uniformiza seus colaboradores parece não se importar com um atendimento eficiente e respeitoso, portanto não transmite segurança para seus clientes.

Imagine-se num restaurante onde o garçom ou o cozinheiro não se vestem com os trajes apropriados… Você iria sentir-se confortável em pedir a refeição da sua família?

Da mesma forma como existem roupas certas para cada evento social, os consumidores acreditam na necessidade de vestimentas certas para cada profissional.

4. Para muitos setores é obrigatório

Esse tópico não requer maiores explicações pois alguns segmentos, como cozinhas e atividades de risco, devem cumprir exigências legais de segurança para uniformização de seus funcionários

 

Confira as NRs do seu setor ou consulte a Haddad Uniformes que teremos um grande prazer em auxiliá-los no projeto de uniformização da sua empresa.

5. Identifica os colaboradores

Alguma vez já entrou em alguma empresa e não distinguiu quem era o atendente? Ou pior, pediu informação para outro cliente tão perdido quanto você?

Isso é mais comum do que parece e muito constrangedor. Empresas que não uniformizam seus funcionários, na prática, não sinalizam sua força de vendas e consequentemente perdem receita.

Consumidores mais tímidos ao ficar em dúvida, simplesmente deixam o ponto de venda por não identificarem o vendedor.

Não permita que isso aconteça, invista em uniformes de atendimento que irão facilitar a relação comercial e gerar empatia com o público.

Uniformizar é comunicar inconscientemente “seja bem-vindo”, é tão importante como os avisos de rota de fuga e mais barato do que reconquistar clientes perdidos por falta de uma boa comunicação.

6. É econômico e prático

Com o crescimento das cidades, as pessoas tendem a morar cada vez mais longe de seus trabalhos, o que demanda saírem cedo de casa. Sendo assim, os uniformes são uma grande forma dos funcionários não perderem tempo escolhendo o que vestir: são práticos, adequados para a função e econômicos, pois desobrigam o colaborador de surrar suas roupas no exercício da profissão.

Roupas profissionais desenvolvidas com critério estético são muito bem aceitas pelos funcionários, inclusive reconhecidas como um benefício, aumentando assim a sinergia do quadro com a empresa.

7. Reforça a identidade visual e corporativa

Uma das maiores preocupações do planejamento estratégico de uma organização é quanto sua identidade. Muita energia é investida para definir público alvo, oportunidades e desafios, mas a empresa pode pecar na hora de se comunicar, caso não tenha um projeto adequado de uniformização.

 

 

 

Uma empresa devidamente uniformizada causa impacto positivo. Ilumina com suas cores, logomarca e propósito a mente dos clientes. Informa ao consumidor para o que veio.

Assim como o projeto arquitetônico, o layout de uniformização deve ser levado muito a sério, pois uniformes são muito mais do que uma roupa, são parte da identidade visual e corporativa de qualquer negócio.

 8. O empreendedor ama a sua empresa

Por fim e não menos importante, há a relação do empresário com seu negócio.

Muito se ouve falar que somente loucos abrem uma empresa no Brasil, diante das dificuldades como: legislação trabalhista leonina, taxas de juros impraticáveis, recessão, impostos abusivos, instabilidade política, dentre outros fatores, poderia fazer parte do uníssono sim, somente um louco se aventura a abrir uma empresa no Brasil.

Entretanto, discordo dessa afirmação, vejo o empreendedor brasileiro como um guerreiro nato, alguém disposto a passar por várias provações, pois acredita num futuro próspero.

Inicia sua empresa com poucos recursos e grandes planos, mas com perseverança luta para alcançar suas metas e, acima de tudo, ama sua empresa como a um filho, inclusive tal qual um pai amoroso está disposto a investir todas as suas energias na construção do seu sonho.

Assim como os pais vestem seus filhos com as melhores roupas, os empreendedores uniformizam seus colaboradores com todo carinho e zelo, visando aumentar o desempenho do seu bebê corporativo, para que este cresça com saúde, equilíbrio e se torne um adulto financeiramente estável.

Caro empresário, acredite no que é seu e conte com a Haddad Uniformes na solução de seus desafios em uniformização profissional.

Estamos juntos e até o próximo post… Rumo à prosperidade!

Por André Haddad, seu Workwear Coach